sábado, 19 de março de 2011

Me faz viajar...

               

               A Jóia de Medina” conta a história de A’isha, uma das esposas de Maomé. Muitas histórias controversas foram contadas sobre A’isha: alguns dizem que ela era a preferida de Maomé(versão apresentada no livro), outros dizem que os ciúmes que ela sentia dele, e os escândalos e problemas em que ela o colocava faziam com que ele a odiasse. Hoje em dia, o nome A’isha é usado como uma ofensa, mas seu verdadeiro significado é “vida”. Essas e outras informações estão colocadas mais detalhadamente no prólogo(narrado pela própria A’isha) e antes, na Nota da Autora, e são importantes para entender o panorama político que há por trás da história do livro.
               A’isha é uma linda menina, ruiva, filha da segunda esposa de um aliado de Maomé, e sempre brinca de bonecas com ele e de beduíno com Safwan. Ela sonha em se juntar a uma caravana e viver aventuras ao lado de Safwan, que ela pensa que será seu marido. Até que um dia, com apenas 6 anos, A’isha é dada em noivado a Maomé, e fica trancada em casa até completar 9 anos e finalmente se casar. Apesar de amar Maomé, A’isha sente que sua vida acabou, já que o amor que dedica a ele é um amor de amigo, que vai evoluindo com os anos, e sua esperança de viver como beduína acaba, afinal, a esposa do profeta não poderia jamais viver assim.
Com o tempo, mais problemas aparecem na vida da jovem: Maomé se casa com várias mulheres, tendo um harém de 12 esposas, criando, assim, ciúmes e desespero na jovem A’isha, que, por conselho de sua mãe luta para ser a primeira esposa e não sofrer com a escravidão imposta pela primeira esposa, caso seja alguma das outras mulheres do harém. Além disso tudo, as guerras e tensões políticas ameaçam Maomé e a umma(a comunidade onde ele vive), e A’isha precisa amadurecer para ajudar seu marido a enfrentar todas as pressões que seu amado marido sofre, até o momento de sua morte.
             Gente esse livro é ótimo super indico, quando li me apaixonei por seu enrredo...bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário